A riqueza da vida está nos olhos de quem sabe apreciá-la. O OLHAR que sabe avaliar, amar, respeitar, que envelhece com o decorrer do tempo, mas não com a alma que adquiriu a sabedoria. Saber OLHAR o hoje é a garantia que você sabe valorizar tudo que o cerca, é caminhar com a certeza de que realmente OLHA o mundo que vive. É sentar sob a sombra de uma árvore e saber que ela é única, que seu mundo a preservou e que as gerações futuras ainda poderão vê-la, “Antes que o Mundo Acabe”.

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Restinga

Muitos se perguntam o que seria restinga, é um nome diferente, que pelo menos nós, nunca tinhamos ouvido falar.


A Restinga é um ecossistema que se encontra entre a praia e a Mata  Atlântica, localizando-se no litoral, esse tipo de vegetação possui uma resistência forte, contra por exemplo a salinidade que vem do mar, extremos de temperatura, forte presença de ventos, escassez de água, solo instável, insolação forte e direta, etc.


Além de estar em zona de ''transição'' entre a praia e a Mata Atlântica essa  vegetação não apresenta sua formação igual a de nenhuma das duas. Para a formação da Restinga é preciso três fatores básicos: o acumulo de sedimentos(''areias''), a variação da maré e obstáculos retentores como recifes, ilhas, pontais e etc.


A vegetação da Restinga é formada por uma mata seca, apresentando níveis herbáceos, arbustivos e arbóreos, com um bom número de cipós.


Bom falamos sobre a Restinga mais para que preservar as restingas e que valor possui sua vegetação?


A restinga possui um valor:
                 Paisagístico, pois não é possível falar sobre as belezas das praias e das dunas, sem falar da restinga, que as o compõe.
                 Industrial, por muito tempo as matas secas da restinga serviram na produção de lenha e carvão até quase desaparecerem.

                 Alimentício, o caju e a pitanga são frutas famosas decorrentes da restinga, isso sem falar da mangaba( tipo de manga) e a guriri(palmera anã)
                 Arqueológico: as restingas abrigam os sambaquis, monte de connchas deixados por índios que ocupavam a costa brasileira, por eles podemos conhecer como era a costa e a vida nela há mais de 3000 anos
                Isso tudo sem falar no valor medicinal, ecológico e importante que a restinga têm. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário